Joyce Braga
Bate papo Profissão maquiador

Seja você um incentivador de pessoas

Não é tão mais fácil quando convivemos com pessoas que torcem por nós, especialmente quando o assunto é o nosso trabalho? A gente se sente segura e confiante e independente das dificuldades que possam surgir, saberemos que valerá a pena e que quem nos ama estará nos apoiando acima de qualquer coisa.

Seria muito bom se fosse sempre assim não é mesmo? Penso que, se todos nós fôssemos incentivadores uns dos outros, a vida certamente seria muito mais leve. Haveria muito mais amizade, muito mais companheirismo e todos conspirariam para uma corrente do bem!

Me pergunto por que alguém perde seu tempo tacando pedra no caminho do outro. Por que tanta competitividade? Tanta trapaça e ignorância? Por que aplaudir o sucesso do outro gera tanta inveja?

Dia desses encontrei um velho “amigo”, que não via há muitos anos. E em poucos minutos de conversa, ele me perguntou o que eu “fazia da vida” e prontamente respondi que havia me tornado maquiadora profissional, que tinha um atelier e que paralelo à isso, mantinha o meu trabalho nas redes sociais. Na mesma hora pude perceber em seu rosto, um olhar de descontentamento ou quem sabe ignorância e logo em seguida veio mais uma pergunta: “Tá, mais e você, não fez faculdade?”.

Com o tempo, eu aprendi que não preciso dar satisfações e que também não preciso da aceitação das pessoas para direcionar os meus caminhos. Quem sabe o que é melhor para mim, é Deus e eu mesma. E embora eu soubesse disso, tentei fazê-lo entender que ser maquiadora foi a profissão que eu me permiti escolher e que sou muito feliz por exercê-la.

Muitos ainda não entendem (as vezes por falta de conhecimento mesmo) como alguém pode abrir mão da vida acadêmica e talvez de um “futuro mais estável” para entrar no ramo da beleza, que já pelo nome, logo remetem à ideia de que é uma área menos importante. Como se um médico, um professor, um advogado valesse mais que um Maquiador, um cabeleireiro e etc.

Seja lá qual for o trabalho, você só se torna um bom profissional se tiver estudo, comprometimento e amor pelo que faz. E não importa quantos anos de carreira você tenha, você nunca saberá tudo. O aprendizado é contínuo. Isso vale para toda e qualquer área que escolher.

Quando eu decidi me tornar maquiadora, mudei totalmente o rumo da minha vida. Talvez se eu tivesse continuado na Psicologia, teria uma vida muito mais segura em termos financeiros e eu tenho certeza que seria uma boa profissional, mas a pergunta é: Será que eu estaria feliz?

Ter uma estabilidade financeira é sem dúvida um conforto. Mas eu decidi arriscar e hoje depois de 6 anos só tenho um arrependimento: Não ter percebido isso antes e ter me tornado maquiadora há mais tempo.

Para mim, o que vale é você ser feliz. Não importa o cargo que ocupa. Se você é mecânico ou engenheiro. Se você é motorista de caminhão ou de madame. Se você é médico ou enfermeiro. A satisfação em desempenhar o seu papel é única e se você faz por amor, precisa se orgulhar disso e não esperar do consentimento do outro. Seja bem-resolvida consigo mesma e a vida se encarrega de abrir os caminhos para você.

Depois de anos na profissão, algumas pessoas que me cercam “aprenderam” a admirar o que eu faço. Não todas. Outras continuam sem entender e há quem ainda não bote fé no meu trabalho. Eu já topei com todo tipo de gente e foi com essas experiências que eu fui aprendendo a lidar com cada uma delas. As vezes dou risada, as vezes fico brava – mas uma coisa é certa: Elas não tiram a minha paz, muito menos me fazem fraquejar. Somos feitos de muitos gargalos, isso é um fato! No entanto, quando estamos bem-resolvidos sobre determinada coisa, não há nada e nem ninguém forte o bastante para nos fazer recuar.

Tudo que fazemos hoje, colheremos amanhã. Isso é uma verdade! Se você semeia o bem, com toda certeza o bem voltará.

Seja você um incentivador de pessoas. Alguém que transmita positividade e confiança para o outro. Vibre com a felicidade alheia. Estenda a mão para quem, as vezes, precisa de um empurrãozinho. Isso faz a diferença nos dias de hoje.

Não há nada que me comova mais do que topar com pessoas que se preocupam com o seu semelhante. Isso me deixa verdadeiramente feliz e com esperanças na humanidade. Se decidirmos “somar” ao invés de diminuir. Está nas nossas mãos o poder de contribuir para um futuro melhor. Então por que não fazer? Então por que não ser? ♥

11205509_822368784505994_6345734147973657111_n

You Might Also Like...

6 Comments

  • Reply
    Ellen Aread
    16 de junho de 2016 at 2:36 pm

    Vc é uma incentivadora de pessoas. Tenho um orgulho de vc…que nem faz ideia. Falo de vc e do seu trabalho com alegria. Vc é minha inspiração. Quando fico chateada quando a internet aqui de casa, que não colabora, cai da vontade de parar e procurar o que fazer, mas aí respiro fundo e em outro momento, tento recomeçar e lembrar de onde você ja tem chegado. Não que desejo o seu lugar, quero o meu,
    Siga com esse pensamento. Exale humanidade. Respire Deus e prossiga pra o seu foco.
    Bjoooo Obrigada.

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      11 de julho de 2016 at 5:09 pm

      Eike alegria ler esse comentário!!!
      Amiga querida, você é muito especial para mim e me deixa muito feliz em saber que te inspiro de alguma forma.
      A sua alegria também me inspira muito!!!! Saudades enormes!

  • Reply
    Adriana
    23 de junho de 2016 at 12:51 pm

    Texto maravilhoso e muito oportuno, Joy! Muitas pessoas associam faculdade, formação acadêmica com sucesso…ledo engano! Eu mesma pensei assim por muito tempo. Hoje vejo que sucesso, como vc colocou, é fazer o que gosta e ser feliz. Pelo blog, podemos perceber que vc faz isso muito bem! Um abraço!

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      11 de julho de 2016 at 5:06 pm

      Um abraço enorme Adri!!
      beijooo

  • Reply
    Nena Santos
    24 de junho de 2016 at 8:30 am

    Oi Joyce, tudo bem? Acho que Deus usou você para falar comigo através deste post sabia? Ele foi escrito para mim, com toda certeza! Acabo de pedir demissão da empresa que trabalho para começar meu curso de maquiadora profissional, penteados e designer de unhas….estou cumprindo aviso prévio e em agosto, se Deus quiser iniciarei meus cursos. Se estou sendo criticada? Nossa…muito mesmo, mas decidi largar tudo para fazer o que realmente eu gosto de fazer e me faz feliz. Já trabalhei durante 10 anos em uma empresa no escritório na parte fiscal, sou formada em Segurança do Trabalho e já larguei 2 empregos na área porque não me fazia feliz e neste ano de 2016 resolvi deixar de me preocupar com a opinião das pessoas e ser feliz com o que quero fazer. Se vai dar certo? Não sei, mas preciso tentar para saber não é? E mesmo se não der certo, mesmo que eu não ganhe nem 10 reais por mês, ainda sim…serei feliz se maquiar pelo menos 1 pessoa no mês, serei feliz se fizer pelo menos 1 unha por mês. Obrigada pelas palavras, agora mais do que nunca estou certa de que fiz a coisa certa. Me deseja boa sorte…Beijos e muito sucesso para você.

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      11 de julho de 2016 at 5:11 pm

      Nena, meu amor! Que alegria ler seu comentário! Obrigada 😀
      Fico feliz em tê-la ajudado de alguma forma!
      A vida da gente é tão curta para desperdiçarmos nosso tempo que é tão precioso com aquilo que não nos faz realizadas. Eu espero que você permaneça firme no propósito e que não desista, mesmo quando surgirem as dificuldades. Boa sorte e foco na sua jornada. Acredite sempre em você, independente da opinião alheia!
      Você pode, você consegue!
      Beijocas

Leave a Reply