Joyce Braga
Dicas da Joy Profissão maquiador

Profissão Maquiador: Montando seu kit de trabalho

Montar o kit de trabalho é uma das tarefas mais prazerosas e dolorosas para um maquiador. Vou explicar: Prazerosa porque sinceramente eu não conheço nenhum maquiador que não seja louco por comprar maquiagem rs. Sempre temos o ” pretexto ” de comprar mais do que as vezes até precisamos pela desculpa do trabalho em si. E dolorosa porque o bolso chora né? Mas, tudo é investimento.

hbg

Na hora de montar o Kit, é necessário comprar materiais de higienização, como demaquilantes, de preferência dois – Um bifásico para área dos olhos e um normal que atenda aos diferenciados tipos de pele. Hastes flexíveis ( podem ser as normais, porém atualmente no mercado tem algumas próprias para maquiagem em que as extremidades são mais pontiagudas), algodão ( prefiro em discos ); Hidratantes, pinças, esfoliantes e balms para lábios, fixadores de maquiagem.

Chegando na maquiagem própriamente, deve-se ter um maior investimento em produtos para a pele. E não adianta pessoal… produtos bons de verdade para pele, são em sua grande maioria mais salgadinhos $. Não estou aqui dizendo que você deve se enrolar todo para comprar uma base que foge totalmente do seu orçamento. Mas, a medida que você for fazendo seu pé de meia, procure investir nisso. Vale a pena! Mas, voltando ao ponto de partida, você precisa ter um bom primer. Hoje em dia tem muitos tipos de primers, mas a função principal dele é assegurar uma permanência maior da maquiagem na pele, então procure um primer que realmente cumpra com esta função.

A Escolha da Base: Um maquiador precisa ter pelo menos 3 tons de base. Um claro, um médio e um escuro. Assim, na falta de alguma tonalidade, ele poderá fazer misturas e chegar no tom faltante. Também indico pelo menos dois tipos de base, para pele seca e para pele oleosa. Referente a textura, dê preferência às líquidas, pois abrangem qualquer tipo de pele. Pois, se na sua case tiver apenas bases compactas, certamente quando você pegar uma cliente de pele madura, sentirá a necessidade de uma base líquida. E quanto à cobertura, é bem legal ter bases de cobertura média à alta.

Corretivo: Assim como a base, o maquiador precisa ter três tons. E de preferência de textura líquidas e cremosas. Os cremosos são perfeitos para coberturas mais pesadas. Exemplo: Em uma pele com muita acne, manchas, onde a cobertura precisa ser maior – os corretivos cremosos, em pasta são sempre as melhores pedidas.

Pós – Os translúcidos sempre são as melhores escolhas. E de preferência os HDs. à base de silicone. Não refletem à luz, deixa a pele super lisinha e promovem maior durabilidade. Além do que, matificam muito mais.

Blushes – Pêssegos, terrosos, rosados e em tons de uva para pele negra. A textura em pó é sempre mais democrática. Mas se aceitam uma dica, comprem um líquido para aplicar depois da base e antes do pó. E em seguida aplique o blush em pó. É garantia certa que o blush dure a festa inteira.

Bronzers e iluminadores – Um bronzer opaco não muito alaranjado é a melhor escolha. E dois iluminadores ( um de fundo rosado e um de fundo amarelado ) são os suficientes para atender diferentes fundos de pele.

Chegando nos produtos de olhos – Hoje em dia existem muitas marcas boas e de preços acessíveis nesta categoria. Independente de preço você precisa apenas se preocupar em uma coisa: Que o produto seja hipoalergênico. Uma vez fui questionada negativamente pois viram na minha case uma paleta das Jasmyne 3D. A pessoa alegou que jamais faria uma maquiagem comigo, se soubesse que eu usava as sombras da jasmyne. ( Por dentro, eu ri ) Mas é claro que eu jamais seria desrespeitosa com a pessoa. Ouvi sua manifestação e tentei explicar que independente de ser Jasmyne, a sombra era de qualidade. E por isso, eu tinha em minha case. Aliás queridos amigos, a case de um profissional de maquiagem deve ter de tudo. Desde os produtos BBBs até os mais caros. Porque o preço é o fator menos importante. O que realmente importa é a qualidade do produto, e claro, como mencionei acima, ele deve ser dermatologicamente  e oftalmologicamente testado.

Sombras opacas e cintilantes, compactas ou em pigmentos e as cremosas, glitters é sempre bom ter na case de um maquiador. Máscara para cílios na cor incolor, preta e marrom também. E aí quanto ao efeito, eu diria uma alongadora e uma que dê volume, já basta. Importante também ter nas versões à prova d’água.

Lápis para olhos coloridos são ótimos, mas não que sejam essenciais. Já que com sombra molhada tudo se resolve. Mas é bom ter pelo menos, lápis bege, marrom e um preto, bem preto. E eu nem preciso dizer que precisam ser macios e pigmentados, né?

Não esquecer dos fixadores de sombras, que podem ser desde os jumbos até os primers. Cílios postiços é bom ter de vários modelos. E a cola, é preciso que seja de qualidade. Indico sempre a DUO transparente.

Para a boca, Lápis e batons terrosos, corais, rosados, nudes e os vermelhos são sempre bem vindos. Quanto aos acabamentos eu diria para ter os de efeito mate e os cremosos. E se for para ter um gloss, que seja um transparente. O primer para lábios é bem interessante também.

Algumas pessoas já me perguntaram se temos que separar os kits, entre os de uso pessoal e os de trabalho. É claro que separar é a melhor solução. É muito mais prático. Mas não que seja uma obrigação. Eu mesma não tenho separação de material. Deixo tudo junto e quando tenho algum trabalho à fazer, antes de separar o que colocar na maleta, faço a assepsia de cada ítem. E quando falo isso, não me refiro apenas aos pincéis. Mas como os produtos de maquiagem em si. Batons, principalmente. A esterilização é sempre muito importante. Não podemos em hipótese alguma, chegar em um cliente e ao abrir nossa case de produtos, algo estar sujo, mal limpo. Devemos sempre ter em mente que o nosso cliente, precisa se sentir seguro de que estamos aplicando produtos não somente de qualidade, como também, limpos e higienizados. Ah, e eu já ia me esquecendo de mencionar – Dentro da validade, hein gente!

O maquiador deve evitar ao máximo aplicar um produto direto em seu cliente. Para isso existem espátulas, pinças e bandejas onde são depositados os produtos e com o uso de um pincel aí sim chegar ao rosto do cliente. Isso transmite muito mais responsabilidade e preocupação em oferecer um serviço de qualidade ao seu cliente.

Ufa, essa tag sempre rende hein! Espero ter ajudado. Dúvidas, sugestões deixem seus comentários aqui no post ou então enviem um email para contato@joycebraga.com que terei o maior prazer em responder.

You Might Also Like...

16 Comments

  • Reply
    Thatiane Pires Maforte
    7 de Fevereiro de 2013 at 8:31 pm

    Amei as dicas, Joyce. Ficou super explicado! Se eu dia eu virar uma maquiadora profissional vou voltar aqui para lembrar das dicas! Bjs

    • Reply
      Joyce Braga
      8 de Fevereiro de 2013 at 2:28 pm

      Que legal Thati 🙂 obrigada!

  • Reply
    Lorena Colares
    8 de Fevereiro de 2013 at 1:11 am

    Excelente post. Estou montando meu material novamente e bem sei o quanto dinheiro tenho investido, mas é assim mesmo, prezar pelos produtos de qualidade e pela limpeza na apresentação do seu trabalho.

    • Reply
      Joyce Braga
      8 de Fevereiro de 2013 at 2:28 pm

      Oi lo!! Que bom que gostou do post 🙂 Não me esqueci de você viu!!!! Um beijãooo

  • Reply
    Tudo é diferente aqui
    8 de Fevereiro de 2013 at 2:59 am

    ótima explicação eu ainda serei uma ótima maquiadora… beijinhos

    http://www.tudoediferenteaqui.com

  • Reply
    Ellen Aread
    30 de Maio de 2013 at 5:08 pm

    Nossa Joyce, o seu blog ta salvando meu futuro!!!rsrs To estudando pra ser profissional também e essa tag ta me ajudando incrivelmente. Na vdd não só essa, mas vários post seus são ótimos!
    Ja to te seguindo.
    Obrigada pelo seu bom coração rsrs

    • Reply
      Joyce Braga
      31 de Maio de 2013 at 1:54 am

      Ai que coisa boa ler isso 🙂 Obrigada Ellen!
      Seja super bem vinda!!!!! Fico feliz em saber que estou ajudando de alguma forma.
      Beijocas

  • Reply
    Jackieline Veras
    9 de setembro de 2013 at 8:40 pm

    Gostei muito desse post Joyce.. puxei ele pelo outro post dessa tag rs

    E eu fiquei imensamente feliz em saber que de todos os itens que você mencionou eu tenho todos rs rs pelo menos um de cada. Aproveitei a Beauty Fair e finalmente adquiri a minha maleta. E agora estou realmente aliviada. Fora isso aproveitei pra comprar uns itens que faltavam no meu kit e mais batons que nunca são demais rs

    Beijos! 😉

    • Reply
      Joyce Braga
      10 de setembro de 2013 at 12:40 am

      Que bom Jackie!!! Fico feliz que tenha sido útil esse post à você! Uma beijoca!

  • Reply
    Natalia Zangrande
    5 de novembro de 2013 at 7:45 pm

    Amei seus posts de maquiagem profissional, achei muito clara as suas dicas e de muita sabedoria! Já trabalho com maquiagem mas nunca fiz um curso profissional, mas pretendo fazer e esse post com certeza sera seguido para a compra dos materiais. Sucesso! Beijos =)

    • Reply
      Joyce Braga
      6 de novembro de 2013 at 10:51 pm

      Ah que coisa boa ler isso! Fico imensamente feliz em saber que estou sendo útil! Um grande beijo à você e volte sempre!

  • Reply
    Diana Rocha
    11 de Maio de 2014 at 1:53 am

    Olá Joyce, amei seu blog! Maquio há alguns anos e quando li seu post senti imensa vontade de fazer uma ressalva relacionada ao kit de sombras Jasmyne. Como colega de profissão, vai uma dica: Não use. Pelo amor de Deus, não use!
    Realmente é uma maquiagem que adere bem e tem variedade de cores e luminosidades, por isso há 2 anos comprei um kit e usava em minhas maquiagens. Quando em uma ocasião maquiei uma cliente (que por sorte era minha prima) e ela teve reação alérgica. Os olhos dela lacrimejavam e incharam. Sem contar que ela teve dores de cabeça e coceira na região de olhos e nariz. Como fui a maquiadora e, infelizmente, só depois descobri que essa reação alérgica é muito comum no uso dessa marca, paguei tudo que ela precisou. Do médico aos remédios+devolução do valor da maquiagem. E o resultado foi: um prejuízo de 400 reais. E com ctza poderia ter sido maior se ela não fosse minha prima. É o típico barato que sai caro.
    Bjokas.

    • Reply
      Joyce Braga
      11 de Maio de 2014 at 7:54 pm

      Oi Diana! Obrigada pelo seu comentário. Nunca tive problemas com as sombras 3d. Apesar de não ser o meu acabamento preferido, uso algumas vezes mais em mim do que em clientes porque justamente não é o meu acabamento preferido para uso, no entanto nas poucas vezes que uso nunca me deu problema e nunca soube de ninguém próximo à mim que tivesse tido. Do mesmo jeito que Avon, contém 1g pode funcionar pra mim, já ouvi casos de reações alérgicas em outras pessoas. Acredito que nem seja problema do produto e da marca em si. Seria mais uma questão de organismo mesmo. Cada caso é um caso. É bom a gente sempre avaliar isso. De qualquer forma agradeço sua visita e comentário.
      Um beijão!

  • Reply
    Andréa Aparecida Lopes
    25 de Abril de 2016 at 8:14 pm

    Achei o teu blog em uma busca no Google e simplesmente me apaixonei , estou começando no ramo de maquiagem e pretendo ter um blog para compartilhar meus conhecimentos e aprender mais também , me identifiquei muito com você nega … quero lhe parabenizar pelo seu trabalho em si! de muita qualidade e cuidado , eu simplesmente adorei e me apaixonei e pretendo acompanhar sempre que puder …

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      12 de Maio de 2016 at 1:42 pm

      Oi Andréa! Obrigada pelas palavras!
      Lhe desejo foco e muita determinação! Boa sorte na sua jornada e volte sempre aqui hein!!!!
      Mil beijos

Leave a Reply