Joyce Braga
Dicas da Joy Profissão maquiador

Profissão Maquiador: Em que área se especializar?

Daí você se forma maquiador e quer abraçar o mundo né? Ok, isso me parece fascinante. Mas eu tenho minhas ressalvas quanto a isto. Poucas pessoas conseguem ser boas em diferentes funções. Essa multiplicidade me assusta rs… As vezes penso que existem pessoas com super poderes! Desculpe a brincadeira. O que eu quero dizer neste post é o seguinte: Escolher um segmento dentro da maquiagem e se especializar, focar naquilo pode ser a melhor escolha. Explicarei porque.
Quando eu estava fazendo ainda meu curso, eu ouvia muito que bom maquiador é aquele que sabe um pouquinho de cada coisa, inclusive penteados. E aí, eu sempre me questionava sobre isso, porque ao meu ver, nunca vi ligação de cabelo e maquiagem. Para mim, são duas coisas totalmente distintas. Que se completam, ok. Mas ainda sim, distintas. Decidi fazer o que meu coração mandava: Focar na maquiagem, que era de fato o que eu realmente gostava. Fui caminhando e à medida que ia conseguindo uma cliente, ela sempre me perguntava se eu também fazia penteados. Pois assim unia o útil ao agradável. E como eu não fazia, ficava sempre esse ” gargalo ” e muitas vezes eu acabava perdendo trabalhos por conta disso. 
Daí, fui convencida a fazer o tal curso de Penteados. Fiz. Aprendi algumas coisas. Mas não gostei. E eu sabia que não ia gostar. Não adianta, não é a minha praia. Até que tive a brilhante idéia de procurar uma parceira, que pudesse me acompanhar nos trabalhos. Eu com as minhas maquiagens e ela com seus penteados. Consequentemente = clientes felizes e satisfeitos. Não foi fácil achar uma parceira. Mas como aquele lá de cima sempre moveu suas pecinhas muito certinhas na minha vida, me trouxe a Carol. Nossa parceria já acontece a um tempo e tem sido ótima. Esta foi uma experiência minha, não estou influenciando niguém a seguir os mesmos passos. Apenas estou compartilhando aqui a solução que encontrei. O curso de Penteados e os profissionais da área merecem todo o respeito, bem como nós maquiadores. Eu só não me adaptei à área.
Além do curso de penteados. E levando mais para a maquiagem própriamente. Dentro deste universo existem diversos segmentos, como por exemplo: Maquiagem artística, de efeitos especiais, caracterização, especialização em noivas e por aí vai.
Maravilhoso seria, se houvesse um profissional que fosse realmente bom em tudo. Até existe, o que é ótimo. Mas eu ainda acredito que focar em um segmento seja mais eficiente. Os profissionais de fora do Brasil, focam literalmente em um único segmento e são muito bons naquilo que fazem. Agregar múltiplas funções me deixa um pouco receosa e cai naquela história de quem ” faz tudo e faz nada ao mesmo tempo” sabe? É preciso estar muito certo do que faz e de como faz para ser tão multi-uso.
Abaixo estão breves descrições sobre os segmentos da área de maquiagem:
Maquiagem artística

Curso voltado para maquiagens artísticas tais como criações de drags, felinos, bonecas, palhaços, vampiros e temas livres, todos de traças artísticos.

Maquiagem de Efeitos Especiais

O curso de Efeitos Especias, assim como de caracterização, também é direcionado à profissionais nas áreas de TV, cinema e publicidade. No curso de Efeitos, o aluno aprende maquiagem para TV, cinema, cicatrizes e cortes, hematomas, queimaduras, tiros e feridas.

Caracterização de personagens

O curso de Caracterização tem como objetivo formar profissionais interessados nas áreas de TV, cinema e publicidade. Neste curso o aluno aprenderá colocação de próteses, postiços, envelhecimento com látex, construção de personagens e envelhecimento com marcas de expressão.

Curso de Air Brush

Voltado para quem já é maquiador e quer se aperfeiçoar nas técnicas em HD. No curso de Air brush, o profissional de maquiagem irá conhecer e aprender a manipular o aparelho de air brush, exercício do papel sufit, receberá treinamento no stencil com pigmentos coloridos, preparação e correção da pele, efeitos de sombra e luz com air brush.

Maquiagem para Noivas

Curso de aperfeiçoamento voltado para maquiadores que desejam trabalhar exclusivamente com maquiagem para noivas. 

Especialização em Noivas

Curso de aperfeiçoamento voltado para profissionais que desejam trabalhar exclusivamente com maquiagem e penteados para noivas.

Existem também curso de maquiagem voltada para publicidade, fotografia. Bem legais para quem deseja trabalhar com editoriais de moda.

Acho que é isso pessoal. Dúvidas e sugestões, deixem aqui nos comentários ou enviem um email para contato@joycebraga.com que terei o maior prazer em responder!

Beijos
Joyce Braga

You Might Also Like...

8 Comments

  • Reply
    Lorena Colares
    6 de Março de 2013 at 8:28 pm

    Acredito que mais vale o conhecimento vertical que o horizontal, pois pouco se pode mostrar quando você sabe somente um pouquinho de cada assunto. Eu mesma, sei fazer poucos penteados, nada muito elaborado, então quando alguém me pergunta se eu sei fazer penteado nunca tenho coragem de dizer: SIM, pois não tenho conhecimento suficiente para afirmar com segurança.

    • Reply
      Joyce Braga
      6 de Março de 2013 at 9:35 pm

      Exatamente, o bom senso sempre fala mais alto. Vale muito mais você ter propriedade em falar que sabe realmente algo do que encher a boca para falar que é multiuso e na realidade dominar muito pouco sobre cada assunto.
      Beijocas Lo!

  • Reply
    Ellen Aread
    30 de Maio de 2013 at 4:54 pm

    Muito bacana seu blog. Cada vez que leio uma coisa fico mais encantada com o “seu cantinho”.
    Bjo

    • Reply
      Joyce Braga
      31 de Maio de 2013 at 1:55 am

      Obrigada querida 🙂
      Seja bem vinda!

  • Reply
    Beatriz Cristhina
    31 de julho de 2013 at 3:01 am

    E no fim das contas, qual sua especialidade Joyce?

    • Reply
      Joyce Braga
      31 de julho de 2013 at 7:33 pm

      Minha especialidade é maquiagem social e editorial amore 🙂

  • Reply
    Rafaela Costanaro
    20 de junho de 2015 at 5:53 pm

    Olá! queria saber onde vc fez seus cursos, ou faculdade. amei seu blog! bjinhos

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      22 de junho de 2015 at 7:08 pm

      Oi Rafa, fiz faculdade e cursos sim. Na barra de menu, clique em “Sobre” e lá você encontrará um texto falando da minha caminhada até aqui 😀
      Qualquer dúvida estou à disposição! Beijocas!!!

Leave a Reply