Joyce Braga
Profissão maquiador

Profissão Maquiador: Como começar?

Muita gente me pergunta qual é o primeiro passo depois da conclusão do curso de Maquiador profissionalizante. E pensando nisso resolvi montar esse post com algumas dicas.

35

Começar é sempre difícil. Principalmente quando escolhemos ser nossos próprios patrões. Onde tudo depende exclusivamente do nosso esforço. A primeira coisa a se fazer após a conclusão do curso, eu diria: Elaborar cartões de visita. Você precisa ter em mãos, sempre à disposição seus contatos para que possa não somente distribuir entre amigos, parentes, conhecidos como também deixar em salões, oferecendo seus serviços como free lancer. Na hora de fazer um cartão de visitas, seja objetivo e claro nos serviços prestados. Evite muitas informações. Cartões cleans são muito mais visuais.

O segundo passo é começar a montar seu portfólio. E isto pode ser de vários modos. Pode ser virtual, em redes sociais, sites, blogs ou você pode montar um álbum de fotos. Chame suas amigas/ amigos, faça sua maquiagem e fotografe. Escolha lugares públicos, ao ar livre. A luz do dia sempre rende boas fotos. Agora, se você tem a chance de contar com a ajuda de um fotógrafo profissional, de certo o resultado será muito mais satisfatório.

No meu caso, eu improvisei totalmente. Fui á uma loja de tecidos, comprei um branco e um preto. Estiquei-os como se fosse uma tela bem lisinha e fiz de fundo. Chamei umas amigas, fiz a maquiagem e eu mesma fotografei. Foi assim que nasceram minhas primeiras fotos para o portfólio. Quando não se tem muitos recursos, como era no meu caso. O grande lance é improvisar. A sua força de vontade é o que vai te mover e ter idéias tipo essas que eu tive. E acreditem, deu certo para mim. Dará certo pra você também.

Com esses dois passos você tem maiores chances de mostrar seu trabalho, conquistando assim possíveis clientes. E por falar em clientes.. O cuidado na manipulação dos produtos. A conduta profissional com os clientes, ética e por aí vai, é crucial. Mas isso é assunto para outro post.

” E como eu faço para meu nome ficar conhecido? ” Seu nome de fato, é um dos pontos mais delicados e importantes nesta profissão. Não adianta pensar que isso vai acontecer da noite para o dia. Ao contrário, são passinhos de formiguinhas. Esse reconhecimento vem com o tempo, com resultado de muitos dias, meses e anos de trabalho. O Boca à boca ajuda. É claro. Hoje você faz uma cliente, se ela gostar do seu trabalho, ela certamente indicará seus serviços para uma amiga e daí por diante. Por isso a importância de fazer seu trabalho com total comprometimento e responsabilidade.

Quando eu comecei, fiquei bons meses com meia dúzia de ” clientes pingados “. E as vezes batia aquela inquietação. Ficava me perguntando porque demorava tanto. Eu sonhava com o dia em que eu precisasse comprar uma agenda para anotar as datas préviamente agendadas e mais, viver com ela lotada. E isso eu só consegui depois de muito tempo, de muito trabalhar. de muito tentar fazer aparecer o meu trabalho. É preciso ter muita paciência no começo.

O terceiro passo é manter-se conectado à internet, à TV. Se aprimorar cada vez mais. Fazer-se presente nas redes sociais. Criar um blog pode ser bacana, mas faça isso somente se você tem prazer em escrever, se tem tempo para se dedicar. No mais, criar uma página no facebook, criar álbuns com suas fotos ( Não esqueça da marca d’água em suas fotos, ou então prepare-se para ver suas fotos perambulando em álbuns alheios ). Interagir nas redes sociais sempre geram notoriedade.

Promova dias da beleza. Faça serviços voluntários na área da Beleza. Não pensem que trabalhar de graça é escravidão. A gente sempre ganha alguma coisa nesse tipo de trabalho. Pode não ser em dinheiro, mas você ganha em conhecimento, experiência, em contatos e o melhor, a satisfação de poder levar auto-estima para pessoas tão carentes. Essa dica é a dica mais preciosa que posso dar à vocês, podem apostar.

Bom, falei bastante né? Será que vocês ainda estão aqui rs? Espero que sim. Bem como, espero ter ajudado com essas dicas. Dúvidas, sugestões, enviem para contato@joycebraga.com ou então comentem aqui neste post, que eu respondo com maior prazer!

You Might Also Like...

28 Comments

  • Reply
    Erica Carla
    28 de Janeiro de 2013 at 2:05 pm

    Belo post, amei as dicas! Obrigada 🙂

  • Reply
    Celinha
    28 de Janeiro de 2013 at 2:15 pm

    Gostei das dicas. Bjos Celinha

    • Reply
      Joyce Braga
      28 de Janeiro de 2013 at 10:32 pm

      Que bom que ajudou Celinha!

  • Reply
    Thatiane Pires Maforte
    28 de Janeiro de 2013 at 5:30 pm

    Adorei as dicas, Joyce! Super valiosas para quem quer começar! Bjs

    • Reply
      Joyce Braga
      28 de Janeiro de 2013 at 10:33 pm

      Obrigada Thati! Vc sempre muito querida!

    • Reply
      Lorena Colares
      31 de Janeiro de 2013 at 3:59 am

      Joyce, seu blog está lindo, seus posts são sempre inspiradores e adoro as suas reflexões. ótimo blog!
      Parabéns!!

    • Reply
      Joyce Braga
      4 de Fevereiro de 2013 at 3:42 pm

      Que bom que está gostando de tudo Lo!!! 🙂

  • Reply
    Anonymous
    25 de Maio de 2013 at 5:52 am

    Joyce, seu post está super completo, bem didático. Em qual escola você fez seu primeiro curso?

    • Reply
      Joyce Braga
      26 de Maio de 2013 at 3:09 am

      Obrigada amore! Eu iniciei no Instituto Embelleze 🙂
      Beijocas

  • Reply
    Beatriz Cristhina
    31 de julho de 2013 at 2:39 am

    Oi Joyce, tudo bem?
    Primeiramente quero parabenizar seu trabalho, adorei!
    Uma dúvida que eu tenho é onde encontrar um bom curso de maquiagem profissional, sei que varia de região para região, mas, você tem uma instituição para indicar?
    Beijos

    • Reply
      Joyce Braga
      31 de julho de 2013 at 7:33 pm

      Oi Amore, obrigada pelo carinho.
      Depende da sua cidade. Aqui no RJ eu indico Senac ou embelleze. Em Sp, eu indicaria para você o Instituto Krizek ou o Liceu de maquiagem 🙂

  • Reply
    Cláu Azv
    16 de outubro de 2013 at 2:14 am

    Querida que humildade!!! Amei suas dicas e gostei de vc, uma querida…
    Vou fazer meu primeiro curso no Instituto Krizek, confesso que bate uma insegurança absurda quanto a qualidade do trabalho que posso desenvolver nas clientes, massssss estou confiante e vamos em frente ….nos passos de formiguinha. Um beijão e que Deus abençoe vc

    • Reply
      Joyce Braga
      16 de outubro de 2013 at 3:37 pm

      Te desejo toda sorte Cláu! O Instituto krizek me parece muito bom.. Depois me conta como foi o curso hein 😀 Beijocas

    • Reply
      Cláu Azv
      16 de outubro de 2013 at 6:55 pm

      Que delicadeza responder bonita! =D Podexá, venho aqui te contar, vc é uma batalhadora e e seu blog além de ser uma graça de vdd é inspirador, recheado de coisas boas e interessantes, continue assim linda! Beijão…

    • Reply
      Cláu Azv
      16 de outubro de 2013 at 6:56 pm

      Que delicadeza responder bonita! =D Podexá, venho aqui te contar, vc é uma batalhadora e e seu blog além de ser uma graça de vdd é inspirador, recheado de coisas boas e interessantes, continue assim linda! Beijão…

  • Reply
    May
    20 de outubro de 2013 at 12:54 pm

    Joyce, amei seu post. Só fiquei com uma pequena dúvida: Quando elaborou seu portfólio, quantas fotos você colocou? Beijos e obrigada

    • Reply
      Joyce Braga
      21 de outubro de 2013 at 9:26 pm

      Oi May isso varia muito, não tem um número certinho 🙂

  • Reply
    Mayaah '
    2 de Maio de 2014 at 2:52 am

    Olá querida amei o post, eu tenho mta vontade de fazer um curso e me tornar uma maquiadora profissional, como diz uma amiga minha “eu tenho o dom”. Moro aqui no RJ, qual curso vc indicaria, Senac ou Embelleze?! Bjos e que Deus te abençoe 🙂

  • Reply
    Mayaah '
    2 de Maio de 2014 at 2:54 am

    Olá querida amei o post, eu tenho mta vontade de fazer um curso e me tornar uma maquiadora profissional, como diz uma amiga minha “eu tenho o dom”. Moro aqui no RJ, qual curso vc indicaria, Senac ou Embelleze?! Bjos e que Deus te abençoe 🙂

    • Reply
      Joyce Braga
      2 de Maio de 2014 at 8:00 pm

      Oi amore! Ambos vão te dar toda a base necessária para começar. Valem a pena para quem quer iniciar na carreira! Beijocas mil e boa sorte 😀

  • Reply
    Marina Fontoura Lima
    23 de Maio de 2014 at 5:41 am

    Oi Joyce! Tudo bem? Então eu me formei na Embelleze também 😀 No começo você maquiava em sua propria casa ou atendia a domicilio? To pensando em montar um cantinho pra maquiar em casa, mas tenho minhas dúvidas, o que você acha? Será que passaria credibilidade ?
    Beijoos

    http://www.maisque-feminices.blogspot.com.br

    • Reply
      Joyce Braga
      27 de Maio de 2014 at 12:01 am

      Oi Mari! Até hj, de vez em quando maquio em casa. Adaptei um cantinho aqui próprio para atender minhas clientes. A credibilidade fica por conta do seu profissionalismo. Vc pode maquiar na esquina, em qualquer lugar, desde que seja profissional e ofereça o mínimo de conforto e higiene possível 😀 Beijinhos linda e boa sorte na sua jornada!

  • Reply
    Lariza Miranda
    11 de agosto de 2014 at 12:40 am

    Olá Joyce preciso te falar que me inspiro em você, cheguei a me emocionar com esse texto pois vc relatou o momento que estou passando (vontade de precisar de uma agenda rsrs), mas você não é minha inspiração atoa hehe acabou de me dar uma ideia ótima!!! “Trabalhos voluntários” como não pensei nisso antes?!!! Vc pensou pra mim!!! Me formei pelo Instituto Embelleze e eles promovem muita ação social, ótima oportunidade pra mim. Te agradeço por ter feito este post. Estou aqui olhando seus posts antigos pra me inspirar, ter alguma ideia legal e vc me deu!! Acredite!!! Vc trouxe esperança pra alguém que estava entregando os pontos. Mais uma vez obrigada!! Espero que vc leia este comentário e se alegre por ter me alegrado!! Muito sucesso pra vc desejo de coração!! Beijos

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      11 de agosto de 2014 at 4:24 pm

      @Lariza Miranda, Lariza, que comentário mais querido!!! Poxa, vc conseguiu meu emocionar com as suas palavras. Me sinto muitíssimo grata e satisfeita em saber que lhe inspiro e que te trouxe idéias. Essa é a minha proposta principal com este blog. Poder levar um pouco mais da minha experiência e dicas para quem assim como eu, vive a aprender. Desejo a você muita força, foco e persistência. Tendo isso, você vai longe! Acredite! Depois me conte como foi a experiência do serviço voluntário! Quero saber de tudo! Um grande beijo cheio de carinho!

  • Reply
    Jéssica
    14 de outubro de 2016 at 10:51 pm

    Amei o post!! Muito esclarecedor, abraços.

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      5 de Fevereiro de 2017 at 1:41 pm

      Que bom que ajudou Jé! Mil beijos

  • Reply
    Camila
    20 de dezembro de 2016 at 4:09 pm

    Joyce, boa tarde. Td bem?
    Estava lendo seu blog agora e gostaria de saber como foi esse ano p/ a profissão de maquiadora… estou me matriculando em um curso na área, pretendo mudar de área em breve, não me imagino tendo filhos e trabalhando em escritório deixando meu filho as 6h na escola e pegando as 20h…
    Me apaixonei pelo mundo da maquiagem na época do meu casamento e pretendo ingressar na área,… gostaria que vc me desse uns toques e dicas e me falasse a média de valores que dá pra tirar num mês…
    Um beijo e obrigada!

Leave a Reply