Joyce Braga
Dicas da Joy Profissão maquiador

Profissão Maquiador: 5 fatos que pode e o que não pode fazer um profissional

Resolvi fazer esse post, para desmistificar alguns conceitos um tanto quanto ultrapassados no que diz respeito à certo e errado na postura e forma de trabalhar de cada profissional de maquiagem.

1- O profissional de maquiagem pode começar a maquiagem da cliente, pelos olhos? Ou ele precisa obrigatoriamente começar pela pele?

  • Os mais conservadores dirão que é necessário começar pela pele. Eu sinceramente não vejo isso como uma regra. Cada profissional começa por onde preferir, desde que o resultado final seja um só: um trabalho bem feito. Algumas vezes dou preferência por começar pelos olhos, quando sei que vou utilizar sombras muito escuras, glitter ou pigmentos. Porque sempre cairão resíduos na face e estando a pele sem make, basta varrer as sujeirinhas, demaquilar e deixar para fazer sua preparação no final. Desta maneira assegurarei que tudo estará impecável, sem manchas. É claro que as vezes começo pela pele e no meio da maquiagem acaba caindo resquícios de sombras. Isso não quer dizer que no final minha cliente terá manchas na região das olheiras por exemplo. Tenho por obrigação remover a sujeira, demaquilar se for necessário e refazer a pele. Fazer a pele primeiro só é mais trabalhoso. Mas não tem ordem. O importante é que no final tudo esteja perfeito.
Neste vídeo a seguir, a Maquiadora Roberta Peixoto mostra que começa a maquiagem pelos olhos e percebam que no final, tudo está no lugar! Maquiagem linda e cliente satisfeita!

2- O profissional de maquiagem precisa estar de luvas e máscara para maquiar uma cliente?

  • Luvas eu sinceramente não curto. A gente perde boa parte da sensibilidade e fica até complicado para manusear os pincéis. Agora o uso da máscara se faz importante sim. As vezes, no corre corre a gente acaba esquecendo de usar. Não vou ser hipócrita aqui e dizer que uso sempre, porque não é verdade. Mas seria bom se usássemos, por questões de higiene, já que ficamos muito próximas do rosto da cliente.
profissão maquiador

3- Posso aplicar o batom diretamente da bala nos lábios da cliente?

  • Depende. Se você tiver a certeza que depois não vai se esquecer de higienizar o batom com álcool, fazer toda a assepsia para que ele esteja pronto para o uso de outra pessoa. Sim, pode aplicar. Agora se você não tiver esse cuidado após o uso, é importante que você retire uma quantidade do batom com uma espátula e aplique com um pincel. Nós maquiadores, precisamos ter como regra principal a questão da higienização de nossos produtos e pincéis. Temos a responsabilidade por tudo que aplicamos no rosto de nossas clientes, por esta razão é essencial que cuidemos de cada detalhe.
4- No dia do evento, preciso seguir a risca todos os passos que fiz no dia da prévia?

  • Sim. Por isto que é tão importante a prévia. Principalmente se for de uma noiva. É na prévia que relatamos por meio de uma ficha, chamada: Ficha de Anamnese, todos os produtos utilizados na cliente em questão. Outro fator importante é fazer com que a cliente assine a ficha. Se no dia do evento, a cliente resolver mudar algum produto, ou até você mesmo, com o consentimento da mesma, é necessário que se faça uma *ressalva na ficha e que a cliente assine novamente. Desta forma, nos precavemos de possíveis “desconfortos” futuros, caso possam vir à tona.
profissão maquiador

5- O maquiador precisa separar seu material de trabalho de seus produtos de uso pessoal?

  • Depende. Essa questão vai muito de acordo com o ítem 3. Não há necessidade de separar o que é de uso pessoal ou de trabalho desde que tudo seja  sempre higienizado antes e depois do uso. Seja seu ou de seu cliente.

E é isso gente. Esses são os 5 fatos que pode e o que não pode fazer um maquiador. Eu preciso ressaltar aqui que isto são impressões minhas e que de repente o que vale para mim pode não valer para vocês. E como eu disse antes, algumas pessoas mais conservadoras poderão não concordar com algumas das respostas, o que é perfeitamente válido, visto que cada um é cada um. Estou apenas relatando o que eu penso sobre cada assunto.

You Might Also Like...

12 Comments

  • Reply
    Thais Mendes
    20 de setembro de 2013 at 3:14 pm

    Não conhecia essa Ficha de Anamnese, procurei no google e só achei de tratamentos faciais e de podólogos…

    Você sabe aonde posso encontrar um modelo?

    Beeijos e mais uma vez obrigada por compartilhar informações 😉

    • Reply
      Joyce Braga
      20 de setembro de 2013 at 3:41 pm

      Então eu mesma fiz a minha, criando um checklist do que acho importante.. como que tipo de maquiagem q é, se tem cílios postiços, local do evento, quantas pessoas, tipo de pele da cliente, caracteristicas da pele, quais produtos foram utilizados, ítem por ítem e por aí vai 😛

  • Reply
    Jackieline Veras
    20 de setembro de 2013 at 3:32 pm

    Por isso que insisto em fazer a “prova de make” como eu chamo.. A pessoa meio que não entende quando falo isso mas economiza um teeeempo e outra, existem sombras e combinações que simplesmente NÃO ficam legais em qualquer pessoa. Prova viva é a minha irmã.. ela é a pessoa que não fica legal com cores de sombras neutras.. só champanhes e olhe lá!

    É bem importante mesmo. Quanto a questão da colega acima, também não conhecia essa ficha, mas acredito que basta fazer um check list, não é? (eu não trabalho com noivas pois não me sinto preparada para tal coisa rs, melhor quando eu fizer um curso mais específico não é? :P)

    Beijos Joyce! Suas dicas são super válidas sempre 😉

    • Reply
      Joyce Braga
      20 de setembro de 2013 at 3:43 pm

      Isso! Só criar o seu próprio checklist 🙂 E para fazer noivas, vc precisa estar segura, porque é uma responsabilidade ainda maior. Mas é uma delícia sabe? EU sinceramente amo fazer noivas! É um dia tão mágico na vida da mulher.. fico fascinada!!! Uma beijoca amore!

  • Reply
    Carina
    20 de setembro de 2013 at 4:01 pm

    Como sempre mandando benzão!!
    Concordo com você em tudo o que disse.
    Adorei.
    Beijoos 😀

  • Reply
    Jana Nogueira
    20 de setembro de 2013 at 4:20 pm

    Muito boas suas dicas. eu gostaria de ser maquiadora…
    Beijinhos
    Blog Jana Nogueira| Fanpage| Twitter| Youtube

  • Reply
    Charme Makeup
    20 de setembro de 2013 at 5:08 pm

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Reply
    Charme Makeup
    20 de setembro de 2013 at 5:31 pm

    Adorei..bjs

  • Reply
    júh oliveira
    20 de setembro de 2013 at 6:45 pm

    nOSSA NÃO SOU MAQUIADORA mais quero ser um dia rs adorei o video as dicas tbm vc explic tanto que não tenho nem perguntas rs bjos
    http://www.guardeiadica.net/

    • Reply
      Joyce Braga
      20 de setembro de 2013 at 11:16 pm

      Ah que linda rs obrigada!

Leave a Reply