Jb viaja

JB viaja: Petrópolis / Rio de Janeiro

Recentemente dei um pulo aqui na região serrana do Rio, a fim de conhecer um pouco mais de Petrópolis. O curioso é que mesmo sendo carioca, confesso que nunca despertei grande interesse em subir a serra – até que, à convite do site Expedia Brasil, fui desafiada a contar mais sobre o que essa cidade histórica e cheia de cultura tem a nos oferecer. E graças a essa experiência, pude conhecer um lado do Rio de Janeiro que até então eu nem fazia ideia!

A beleza da região já começa pela Serra da Estrela, que em certo ponto, tem um mirante onde é possível fotografar toda a paisagem montanhosa. Dei sorte que no dia que fui, o céu estava limpo e perfeito para ser fotografado.

IMG_4054

IMG_4052

Já na descida da serra, logo encontramos a Casa do Alemão – parada obrigatória pra nós. A casa vive lotada, ambiente super familiar, ótimo atendimento e petiscos deliciosos.

IMG_4090

Petrópolis fica localizado na Região serrana Fluminense, possui um clima bem ameno e é recheado de construções históricas. Além disso, é uma cidade bem tranquila, segura – ideal para passeios românticos ou em família. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II, também é chamada de cidade Imperial. Com grandes atrativos turísticos, Petrópolis também é considerada a cidade das cervejarias, tendo sede o grupo Petrópolis (responsável pelas cervejas Lokal, Itaipava e Petra) e também a famosa Fábrica da Bohêmia.

bohemia

Petrópolis_RJ
Foto: Google

Logo que você chega na cidade e passa pelo portal, o primeiro ponto turístico é o Palácio Quitandinha, construído em 1944 com a intenção de ser o maior Cassino Hotel da América Latina.

Hotel_Palácio_Quitandinha
Foto: Wikipédia

Antes de chegarmos no centro histórico, demos um pulo na famosa Rua Teresa – que é onde se concentra muitas confecções de roupas, com preços acessíveis.

DSC_4936
Fonte: G1

Ao chegar no centro histórico, visitamos o Palácio de Cristal, que é sem dúvida um dos lugares mais bonitos na minha opinião. A estrutura foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, e é um espaço para exposições de flores e eventos.

IMG_4179

IMG_4165

IMG_4183

Bem próximo a ele, encontramos a Casa de verão de Santos Dumont, aviador. Famosa por sua arquitetura diferenciada. A visitação é paga, assim como a maioria dos museus da região.

IMG_4155

Palácio Amarelo

Uma coisa que me impressionou muito na cidade foi a limpeza das ruas, e as casas que em sua grande maioria, são todas bem conservadas, preservando a arquitetura imperial da época.

IMG_4118

casas petrópolis

CYMERA_20160131_135647

Recomendo muito a visitação. A cidade é uma delícia e repleta de história e cultura. Se você gosta do clima mais ameno, mesmo no verão, é uma boa opção de passeio. Principalmente na baixa temporada onde os valores para pousadas e hotéis são bem mais atrativos, além da cidade estar mais tranquila.

Está pensando em ficar mais que 3 dias em Petrópolis? Confira aqui as dicas de roteiro da Expedia Brasil.

No Comments

Leave a Reply