Joyce Braga
Dicas da Joy Profissão maquiador

Higienização, finalização e acessórios para um maquiador

Dando continuidade a série de novas postagens sobre a profissão maquiador, hoje vou mostrar produtos de higienização, finalização e acessórios que eu uso para trabalhar e que recomendo para qualquer profissional da área.

IMG_5391

Para começar, antes mesmo de usar qualquer um desses produtos, é importante que o maquiador esteja com sua aparência em dia (cabelos, uniforme ou roupa adequada – sem decotes, ter a preocupação com a higiene pessoal é fundamental, principalmente quando se trabalha tão próximo do outro).

IMG_6952

Sempre que eu chego na casa de uma cliente, exponho meu material para ter fácil acesso aos itens e tento respeitar a organização para não me perder entre um produto e outro. Em seguida, higienizo minhas mãos com um alcool em gel e no caso eu uso este de baunilha da The beauty box. Gosto dele, porque além de desinfetar, ainda tem um cheirinho agradável de baunilha. É extremamente importante que você mantenha suas mãos limpas e livre de qualquer odor. E caso use algum produto com perfume, escolha algum que seja suave, já que suas mãos tocaram no rosto da cliente. Tem resenha desse alcool em gel aqui.

IMG_5396

Antes de começar a maquiagem propriamente, o maquiador deve preparar a pele do cliente antes e para isso, eu sempre limpo com um tônico adstringente para remover qualquer impureza que esteja sobre o rosto (tem resenha deste da vichy aqui). Em seguida vou para o hidratante e neste caso, levo sempre esses dois e escolho de acordo com a pele da minha cliente. O da Vichy é na verdade um serum que tem efeito iluminador e por ter uma textura mais leve, utilizo ele sempre quando vou maquiar pessoas de pele mais madura (tem resenha dele aqui) Já o strobe cream da MAC, que por sinal também é um hidratante iluminador, utilizo nos demais tipos de pele. Gosto desse efeito iluminado pelo viço natural que deixa na pele e mesmo que depois eu utilize produtos mais pesados, ela ainda sim vai continuar com aspecto mais leve e sem aparência de reboco.

Após essa preparação toda, eu começo a maquiagem. E para isso, utilizo alguns materiais como:

IMG_5398

Lenços de papel, discos de algodão e hastes flexíveis são super importantes pois serão utilizados para retoques e limpezas de borrões. Sempre carrego também uma esponja de látex para dar acabamento na base. Aplico a mesma com um pincel flat e finalizo com batidinhas usando uma esponjinha, assim o resultado fica muito mais uniforme e “incorporado” na pele da cliente.

Outra ferramenta que ajuda muito é a plaquinha de inox para fazer as misturinhas de base. A minha é bem antiga, da catharine hill.

IMG_5394

Lenço demaquilante também é um bom aliado e eu também carrego uma miniatura de demaquilante bifásico. Gosto de ter esses dois demaquilantes para remover borrões e também para fazer aquela demarcação no cantinho externo dos olhos.

IMG_5392

Por fim vem os fixadores de maquiagem. Carrego sempre uma água termal, a versão travel do fix + e um fixador de maquiagem. As vezes alterno entre água termal ou o fix + da mac, utilizo ambos sempre como finalizador na maquiagem pois eles devolvem o aspecto mais leve e natural depois de uma pele totalmente pronta. Tem resenha dessa água termal aqui. Em seguida aplico o spray de fixação para garantir que a maquiagem da minha cliente dure por longas horas.

Obviamente que não precisa necessariamente que vocês utilizem os mesmos produtos que eu. O mercado oferece uma diversidade de marcas e preços e você vai escolher os de sua preferência. O importante mesmo é que tenham em mente o quanto é importante se preocupar com a preparação da pele antes mesmo de começar a maquiagem, as ferramentas e acessórios que auxiliam no nosso trabalho e também o uso de produtos específicos para finalização e acabamento da make.

Espero ter ajudado vocês. No próximo post, mostrarei as bases que utilizo para trabalhar.

You Might Also Like...

2 Comments

  • Reply
    Gilmara Sousa
    19 de Abril de 2015 at 6:27 pm

    Olá Joyce! Mais um post excelente! E para mim, mais um aprendizado…interessante saber que é possível usar água termal e em seguida spray de fixação para ajudar na duração da maquiagem… Parabéns pelo seu trabalho!

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      24 de Abril de 2015 at 11:14 pm

      Que bom que gostou Gil!!
      A intenção é ajudar mesmo!!!
      Mil beijos

Leave a Reply