Joyce Braga
Dicas de Fotografia Fotografia Vida de Blogueira

Fotografando: Iluminação com Soft box

Olá gente! Como vocês estão? O post de hoje é para falar à vocês sobre iluminação para fotos e vídeos. Eu já fiz um post contando qual câmera que uso e também sobre o LED que uso acoplado na câmera, se você ainda não viu, clique aqui.  Recentemente comprei um soft box porque mesmo que a minha iluminação já fosse boa, eu queria uma qualidade ainda mais profissa.

iluminação-soft-box

Conversando com a minha amiga Paulinha (blogjustfun) ela havia me contado que tinha comprado um e que estava fazendo total diferença na qualidade das imagens e vídeos. Como o vendedor que ela comprou foi super correto e confiável, resolvi tentar a experiência. O meu soft box chegou super rápido no Brasil, em menos de 30 dias úteis. Para minha alegria não fui taxada, mais isso, a gente sabe que é tipo loteria né? Pode ou não haver a taxação.

Recebi o soft box desmontado dentro de uma caixa de papelão retangular bem grande. Tudo veio super embaladinho e nenhum ítem veio com defeito.

iluminação-soft-box

Veio um tripé, a “sombrinha”, um difusor e uma capa protetora. O tripé chega até 195 cm e a abertura da sombrinha tem medidas de 60×60. O tripé na sua altura mínima equivale à 68cm. Não acompanha lâmpada.

Não é difícil montá-lo, no entanto, eu precisei do auxílio da Paulinha. O material apesar de ser ferro possui em seus acabamentos um plástico mais durinho, e por isso fiquei com medo de danificar alguma parte.

iluminação-soft-box

A parte de dentro é revestida de uma cobertura metálica, proporcionando assim que a luz seja refletida, sem sombras. Depois de montado, ainda sim, é bem leve e fácil de ser transportado. Ele é todo ajustável. Você pode regular a altura, a inclinação do guarda chuva. Ele pode ser usado com ou sem o difusor, que nada mais é que a essa “capa branca” que cobre o guarda chuva, através de velcros.

iluminação-soft-box

A tomada é normal para os nossos padrões e a voltagem eu não sei ao certo, mais aqui em casa tudo é 110v. E o que realmente é importante manter a atenção é no momento em que se compra a lâmpada, pois esta sim, precisa ter a mesma tensão da sua casa.

iluminação-soft-box

Para vocês terem uma noção, coloquei a lâmpada que comprei para o soft box ao lado de uma normal. Percebam que há uma grande diferença no tamanho. E as especificações também, veja a embalagem:

iluminação-soft-box

Muito cuidado ao comprar a lâmpada. Certifique-se que ela tenha a mesma tensão da sua casa, para que não queime. Essa lâmpada tem um custo bem alto, (pelo menos eu acho rs). Paguei R$60 no supermercado. Escolhi a luz branca porque assim acredito que a iluminação fique melhor e mais “real”.

O bocal do soft box é o convencional com rosca tipo E27. Isso é meio que padrão. Ele vem com uma chave de liga e desliga. Recomendo que ligue diretamente na tomada, ou se por ventura, você ligar em uma extensão, é importante que esta não esteja sobrecarregada com muitas coisas ligadas ao mesmo tempo. Há um tempo atrás eu havia comprado essa mesma lâmpada para por em uma luminária, que por sua vez estava ligada em uma verdadeira gambiarra: extensão ligada em outra extensão e quase que todas as tomadas ocupadas, não deu outra, a lâmpada queimou sem antes mesmo de aproveitá-la rs. Então conselho de amiga: Ou ligue diretamente na tomada ou então numa extensão apenas e com poucas tomadas em uso.

iluminação-soft-box

iluminação-soft-box

Meu cantinho preferido da casa 😀

Por hora não sinto a necessidade de comprar um segundo soft box para colocar um de cada lado. Sei que este seria o correto, no entanto, apenas um tem me suprido ótimamente bem. Talvez se eu tivesse mais espaço até cogitaria a possibilidade.

Notei que a qualidade das fotos e dos vídeos que fiz para teste melhoraram absurdamente. Aliás, iluminação é tudo na fotografia né gente? Recomendo super a compra para você que é maquiadora/fotógrafa/blogueira/vlogueira.  Faz realmente toda a diferença.

iluminação
Foto utilizando apenas a luz do soft box, sem o flash da câmera e sem o LED. Por vezes é necessário até regular a exposição da câmera, para que a foto não fique estourada, de tão potente que a luz do soft box é.

Eu comprei o meu com um vendedor do Ebay (clique aqui). Minha experiência com ele foi super boa. Como eu disse no começo do post, não fui taxada e meu pedido veio super rápido mas sabemos que isso pode variar. Se você tem cartão internacional, vale muito a pena comprar através dele, já que o custo é bem melhor. Com frete, paguei $55 dólares.

Se você não tem cartão internacional, pode comprá-lo na loja Make Up Cia. Comprando na loja, não há riscos de tributos ou taxas, já que a loja arca com qualquer despesa do tipo. Existe a possibilidade também do parcelamento em 3x sem juros ou em até 12x com juros. Boleto e depósito bancário também são possíveis. E com o código “BLOGJOYCEBRAGA” vocês ganham 10% de desconto. E o frete é grátis para todo o Brasil. Como se trata de encomenda internacional, o prazo pode variar de 20 a 50 dias úteis.

E é isso gente! Espero que tenha ajudado vocês sobre o soft box. Um beijão!

You Might Also Like...

14 Comments

  • Reply
    .lívia.
    21 de Abril de 2014 at 7:43 pm

    a luz certa faz mesmo uma super diferença na hora de fotografar! por favor joyce, onde vc comprou esse acrilico que estao seus batons, debaixo do vasinho de plantas?! estou procurando algum desse estilo, com tampa para mim 🙂

    http://www.tofucolorido.blogspot.com
    instagram: liviaalli

    • Reply
      Joyce Braga
      22 de Abril de 2014 at 4:23 pm

      Esse acrílico eu comprei no centro aqui do RJ, na rua da alfândega.. mas se vc for de SP, na liberdade tem 😀

  • Reply
    Thatiane Maforte
    21 de Abril de 2014 at 7:54 pm

    Que máximo, imagino que realmente deve melhorar muito a qualidade dos vídeos e fotos. Eu não tenho espaço para ele aqui no meu cantinho, mas gostei da ideia quem sabe no futuro rs 🙂 bjs

    • Reply
      Joyce Braga
      22 de Abril de 2014 at 4:25 pm

      Assim que puder investe sim Thati, faz toda a diferença 😀

  • Reply
    Tailaina Godoi
    21 de Abril de 2014 at 11:03 pm

    adooro posts de dicas fotograficas!
    kisses!
    http://semdesperdicio.blogspot.com

  • Reply
    Natasha Magalhães
    22 de Abril de 2014 at 1:19 am

    Eu confesso que não sou muito fã de iluminações artificiais, acho que deixa as fotos com um aspecto estranho, meio estúdio, sei lá. É claro que algumas vezes é necessário, mas ainda fico com a luz da manhã hahaha. Adorei o seu cantinho de make/escritório 🙂

    • Reply
      Joyce Braga
      22 de Abril de 2014 at 4:27 pm

      Ahahaha te compreendo super. Luz natural é o que há mesmo. Mas nem sempre conseguimos fotografar de dia né?

  • Reply
    Priscila Carvalho
    22 de Abril de 2014 at 11:42 am

    nossa, você foi muito sortuda de não ter sido taxada, e apesar de eu não gostar dessas iluminações artificiais, faz falta quando o lugar onde a gente grava não é dos mais iluminados né? estou pensando seriamente em comprar também.

    http://www.bygarotas.com :: http://www.youtube.com/bygarotas

    • Reply
      Joyce Braga
      22 de Abril de 2014 at 4:29 pm

      Pois é.. dei sorte mesmo! Compra sim, vale super a pena!!!

  • Reply
    Paula Souza
    23 de Abril de 2014 at 4:12 pm

    Ai tô super feliz que você está adorando o softbox!! Ele ajuda horrores quando temos que fotografar de noite ou gravar vídeos na madrugada hahaha
    Beijão amiga <3

    • Reply
      Joyce Braga
      24 de Abril de 2014 at 3:02 am

      Melhor dica não há mesmo amiga!!! 😀
      Isso é vida eheheh!!!! um beijãooooooo

  • Reply
    Evelin wagner corrêa
    23 de Abril de 2014 at 4:27 pm

    Estava procurando no e-bay um vendedor de soft box que fosse confiável, que bom que entrei aqui no teu blog! ahhaa
    Beijos <3

    Lovely Evv

Leave a Reply