Dicas de Fotografia

Fotografando: Canon T3i x Sony Nex F3

Muitas vezes recebo a pergunta: Qual câmera você usa para fotografar as makes e postagens do blog? Inclusive, tenho muitas amigas maquiadoras que me fazem o mesmo questionamento afim de obter melhores resultados na hora de dar um close nos olhos maquiados de suas clientes. Como o fluxo de dúvidas é bem grande em torno deste assunto resolvi montar um post bem detalhadinho sobre isso e desmistificar o fato de que TODA BLOGUEIRA OU MAQUIADORA precisa ter uma Canon T3i, T4i, T5i e por aí vai.

Antes de começar própriamente o post, já vou logo dizendo que não sou fotógrafa profissional. Embora eu esteja aprendendo e me aperfeiçoando dia após dia no assunto, reconheço que ainda tenho muito chão pela frente. Contudo, fotografia sempre foi algo que me despertou fascínio e desde que entrei no mundo da maquiagem, tudo isso só fez aflorar ainda mais e a despertar o meu olhar ao reconhecer uma boa cena.

20252.33988-Sony-Nex-F3

Mas vamos lá! Atualmente tenho duas câmeras, consideradas ainda de entrada. Engana-se quem pensa que uma canon T3i é considerada câmera profissional. Eu era uma dessas pessoas. Lógicamente que quando saimos do nível compactas e nos jogamos para o mundo fantástico das DSLR’s acreditamos que estamos trabalhando com um equipamento profissional, justamente pelo tamanho robusto, por trocar as lentes e blá blá blá. O que ocorre é que apesar de todo esse UPGRADE, as Canon T3i, T4i, T5i, Nikon D3100, NiKon D5100, Sony nex F3, Sony Nex F5.. todas elas ainda são consideradas câmeras de entrada.

Câmeras de entrada nos permitem trocar lentes, ajustes manuais como controlar a velocidade de iso, abertura de diafragma, controlar o foco, obturador, exposição, profundidade de campo entre outros recursos. Se você deseja ingressar na fotografia, recomendo que comece com elas. Explore bem todas suas atribuições. Conheço muitos fotógrafos profissionais que inclusive trabalham com elas. Posteriormente invista em lentes, como uma 50mm, 100mm. Na grande maioria das vezes uma boa lente somada à uma boa câmera de entrada já confere um trabalho de qualidade profissional.

Porque eu tenho as duas câmeras?

Vou explicar minha ladainha pra vocês rs… Senta que lá vem história rsrs.. Há um tempo atrás eu tinha a Sony Nex 3, que eu adorava. Mas na época, acabei optando por vendê-la para comprar uma nikon. No caso, uma Nikon D3100. Eu lembro que já naquele tempo eu queria comprar uma Canon, mas o valor era bem mais salgado que a nikon, por isso optei por ela. Não que ela seja uma câmera ruim, longe disso! Mas sabe quando você compra uma coisa, querendo outra? Eu andava meio insatisfeita com a minha compra. Juntei mais um dinheirinho e decidi vender a Nikon para finalmente comprar a Canon. E assim consegui. Comprei a Canon T3i e a lente 50mm. Além da lente que já vem nela, que é a 18-55 padrão. Eu simplesmente amo esta câmera. Mas uma das “deficiências” dela, é que para vídeos, o foco é manual. Ela não tem foco automático. E como eu estou querendo começar a gravar os vídeos tutoriais, uma câmera com foco automático otimizaria muito mais o meu tempo e me daria menos dor de cabeça. Este fato somou-se também a necessidade de ter uma câmera “menor” que eu pudesse transportar com mais facilidade em alguns eventos. Foi aí que me lembrei da minha saudosa Nex 3. E aí… decidi comprá-la novamente. Só que desta vez, comprei a Sony Nex F3. Uma versão ainda mais recente do que a 3, que eu tinha. O valor dela é bemm inferior ao da Canon e ela reune todos os atributos que eu estava buscando, principalmente o fato de ter foco automático para vídeo.

Mas aí você vai me perguntar qual das duas realmente valem a pena investir, to certa?

Antes que eu fale qualquer coisa, fiz algumas fotos usando uma e outra e coloquei num quadro comparativo, para que vocês possam ver a diferença de imagem entre as duas.

canon t3i x sony nex f3

canon t3i x sony nex f3

canon t3i x sony nex f3

canon t3i x sony nex f3
canon t3i x sony nex f3

 

A grande diferença de uma para outra para mim é a questão do colorido. Todas as fotos foram feitas sob as mesmas condições de iluminação e não tiveram nenhum tratamento de imagem que pudesse influenciar no resultado final. Obviamente que elas foram reduzidas de tamanho, para caber aqui na área de postagem e de repente por isso, ela perca um pouco da qualidade. #relevem!

Eu vou dizer para vocês a minha sincera opinião ok? Honestamente falando, se eu apenas tivesse a Sony, não sentiria a necessidade de comprar uma Canon, apesar de amá-la loucamente. A Sony cumpre muito bem o papel tanto para foto quanto para vídeo. Ela é bem mais leve, o visor de LCD também é articulado e a bateria dela dura infinitamente mais do que a Canon, por exemplo. A única coisa “ruim” da sony são os acessórios, que custam bem mais caros do que os da Canon. Exemplo: Uma lente 50mm com f1.8 da Canon custa em média R$400 enquanto que a mesma lente, com a mesma abertura, da Sony, custa R$899. Tirando isso, posso afirmar que a Nex F3 cumpre com maestria todo o meu trabalho enquanto blogueira e maquiadora. É claro que para alguns recursos eu tenha as minhas preferências. Mas a semelhança entre elas para mim são gigantes.

Muita gente pensa que para ter um blog é necessário começar logo de cara com uma Canon ou Nikon da vida e esquece que existem outras possibilidades. A nex f3 é uma delas. Com ela, é perfeitamente possível fazer fotos de close, super close, com tamanha nitidez. Eu confesso que sou bem chata no que diz respeito a qualidade de imagem e por isso mesmo venho me aperfeiçoando a cada dia. Não tenho nada a reclamar da sony nex. Recomendo muito para você que tem um blog ou que é maquiadora e que busca uma câmera portátil, mas que faça fotos profissionais, com extrema qualidade e nitidez.

Outro fator bastante relevante é o preço. Enquanto uma Canon custa em média de R$1400 pra cima, a Sony Nex F3 custa apenas R$850. Uma coisa que percebi com a experiência, comparando bem as duas, é que a lente 18-55 da sony é melhor do que a 18-55 da canon. Não sei bem explicar o porque. Sabemos que essas lentes são bem escuras e que não desfocam com muita facilidade o fundo, ou pelo menos no grau que gostaríamos. Por esta razão, esta lente não é uma das queridinhas dos fotógrafos profissionais. No entanto, a 18-55 da Sony, me parece que, oferece um desfoque maior e com mais “clareza”. Mas como disse, não sei bem explicar. Não sei se é apenas uma questão de configuração entre as câmeras (o que eu acredito que não seja, porque programei as duas do mesmo jeito para fazer as fotos) ou se realmente seja uma diferença entre marcas.

canon t3i x sony nex f3

Conclusão:

Se você está começando, eu recomendo que você compre a Sony nex. De verdade, você não vai sentir necessidade de comprar uma outra por um bom tempo. Mas se você tem $$$ considerável, eu recomendaria a Canon T5i, somente pelo fato de ter foco automático para vídeo. Isso claro, se você for blogueira/vlogueira. Porque se for buscar apenas uma câmera para foto, a Canon T3i ou T4i fazem isso perfeitamente com a mesma qualidade.

Agora, se você tem pouca grana e quer uma câmera de qualidade tanto para foto e para vídeo, recomendo a Sony nex F3. 🙂 E ah, mais um detalhe que eu já ia deixar passar batido: Ela faz imagens e vídeos em Full HD 🙂

 

Obs: A Canon T3i comprei no shopping promoinfo, aqui no Centro do RJ à vista. Por isso o preço bacana! E a Sony Nex F3 comprei na loja virtual do Ponto Frio 🙂
Obs: Quem usa a Sony Nex F3?
Blogueiras: Jana Sabrina | Juliana Andrade | Beca Brait

62 Comments

  • Reply
    Laiz Priscila
    17 de outubro de 2013 at 5:26 pm

    Joyce onde vc comprou as câmeras? Procurei na Internet e os preços estão muito acima do que vc colocou. Obg

    • Reply
      Joyce Braga
      17 de outubro de 2013 at 5:34 pm

      A Canon T3i comprei no shopping promoinfo, aqui no Centro do RJ à vista. Por isso o preço bacana! E a Sony Nex F3 comprei na loja virtual do Ponto Frio 🙂

  • Reply
    Amanda Z.
    17 de outubro de 2013 at 5:33 pm

    Adorei o post Joycinha! (:
    Eu tenho uma t3i e adoro, estou louca por uma lente de 50mm
    Porém, adorei as fotos da Sony Nex também!

    Mandei e-mail para você flor (:
    Beeijos!
    http://www.diariodelooks.com

    • Reply
      Joyce Braga
      17 de outubro de 2013 at 5:37 pm

      Amo de paixão a minha canon t3i com a lente de 50mm Amandinha! Mas a Nex é uma boa saída tbm para quem não tem mta grana para investir. Vou olhar meu email 😀 mtas saudades de vc!!!

  • Reply
    Paula Souza
    17 de outubro de 2013 at 5:48 pm

    De tanto ouvir você elogiando a Sony Nex F3, tá me dando uma super vontade de comprar pra gravar os vídeos hahaha :p

    Beijão e ótimo post! Ficou MUITO bem explicado Joyce :DD

    • Reply
      Joyce Braga
      18 de outubro de 2013 at 4:37 am

      ahahahahahha só acho que vale mto a pena #apenassincera!

  • Reply
    Érica Souza
    17 de outubro de 2013 at 6:24 pm

    Só preciso te agradecer pela 12038947 vez … A melhor dica do universo que tive, to amando muito minha sony nex f3 …. valeeu =)

    • Reply
      Joyce Braga
      18 de outubro de 2013 at 4:38 am

      Ah meu amor, eu fico feliz demais em saber que ajudei!!!

  • Reply
    Amanda
    17 de outubro de 2013 at 11:03 pm

    A Sony parece valer muito a pena, resta caçar ela por aqui perto ;D
    Entre Elas

  • Reply
    Angela Iaruchiski
    18 de outubro de 2013 at 12:04 am

    Eu tenho a Nex F3 e amo muito agora tô querendo compra a lente 50mm pea ela. Bjs

  • Reply
    Janaina
    18 de outubro de 2013 at 12:56 am

    Ótimo post Joyce, adorei!
    Eu tenho a Canon T4i, ela tem foco automático para vídeos, porém precisa comprar uma lente stm para não fazer barulho! Eu ainda não comprei, então estou me virando com o foco manual, comprei o controle para me ajudar, mas ainda não chegou haha
    Ah.. e também quero a lente 50mm, mas quero investir na f1.4, só que é beem mais cara né =/
    Ainda tenho muito o que aprender! Assim que terminar minhas aulas vou começar a estudar mais sobre fotografia, adoro! Beijão querida

    • Reply
      Joyce Braga
      18 de outubro de 2013 at 4:40 am

      Pois é a T4i tem o msm probleminha que a minha t3i… por isso que dei a dica da nex. Fotografia é uma paixão né? Tbm to de olho da cinquentinha de 1.4 para a nex 😀

  • Reply
    Palloma Tamirys
    18 de outubro de 2013 at 3:22 am

    Em breve estarei com a minha Nex f3, já estava querendo comprá-la depois de ler este post me interessei muito mais, nunca havia visto um post tão detalhado falando sobre e comparando a Sony com a câmera queridinha das blogueiras, valeu meeeesmo por tirar todas as últimas dúvidas que eu tinha Joyce, logo estarei com a minha 🙂 Beijossssss

    • Reply
      Joyce Braga
      18 de outubro de 2013 at 4:41 am

      Que bom Palloma que eu lhe ajudei! Fiquei feliz 🙂 depois me conta o que achou dela!! Beijão

  • Reply
    AleCarnevalli
    18 de outubro de 2013 at 2:30 pm

    Me tira uma dúvida, não reparei se estava escrito, a lente das imagens das 2 câmeras eh uma 50? Percebi q todas as pessoas com câmeras profissionais ou semi, usam muito essa lente de 50.

    • Reply
      Joyce Braga
      19 de outubro de 2013 at 1:43 am

      Não amiga, a lente é a 18-55 que vem com ela já 😀 no entanto a cinquentinha é realmente mto amada pelos fotógrafos. Vale a pena o investimento. Eu tenho a da canon e amooooo!

  • Reply
    Bruna Amaral
    23 de outubro de 2013 at 4:37 pm

    Post super bem explicado. Jo, você tem uma facilidade com as palavras que é fora de sério, rs.
    Adorei o post e me ajudou bastante. Tenho diversas câmeras em casa, mas nenhuma delas me agradam para fazer vídeos :/
    Já vou pensando na hipótese de ter uma câmera dessas, rs..

    Beijo!

    • Reply
      Joyce Braga
      23 de outubro de 2013 at 9:42 pm

      Ahahah obrigada meu amor! A intenção é sempre ajudar mesmo! Beeijocas

  • Reply
    Ana Laura Honorio
    24 de outubro de 2013 at 3:27 am

    Nossa, amei o post, de verdade, pois estou em uma dúvida cruel, quero comprar uma câmera boa e com uma qualidade bacana, mas não quero investir mais de 800.00, quero investir nas mais caras mais pra frente, é possivel? Tem alguma pra me indicar?

    • Reply
      Joyce Braga
      24 de outubro de 2013 at 8:57 pm

      Hum.. tem uma sony cibershot que ta na faixa de 650,00 e uma canon powershot que são ótimas. Mas as especificações dela eu não sei ao certo.. mas é só vc procurar numa dessas marcas alguma que filme full hd 😀

  • Reply
    ♥Luh Morgado♥
    24 de outubro de 2013 at 11:23 am

    Nossa o seu blog é lindooo, amei a postagem! parabéns pelo trabalho!

    bjus

    http://blogdaluhmorgado.blogspot.com.br/

    • Reply
      Joyce Braga
      24 de outubro de 2013 at 8:58 pm

      Luh obrigada 🙂 que bom que gostou!!!! Volte sempre viu!

  • Reply
    Ei Customizei
    24 de outubro de 2013 at 1:18 pm

    Eu estava mesmo caçando uma câmera e estava perdida. Obrigada pela dica Joyce 😉

    Beijos linda!
    Blog

    • Reply
      Joyce Braga
      24 de outubro de 2013 at 9:01 pm

      Ah eu que agradeço sua visita 😀

  • Reply
    Tainá Secco
    24 de outubro de 2013 at 4:42 pm

    E onde você conseguiu vender suas camêras???
    Adoreiii o post… Beijinhos…

    • Reply
      Joyce Braga
      24 de outubro de 2013 at 9:02 pm

      Eu vendi para amigos conhecidos mesmo!

  • Reply
    Elaine Fernanda
    24 de outubro de 2013 at 8:01 pm

    Eu estou super hiper mega blaster afim de comprar a câmera NEX F3 já fiz cotação de preço e tudo mais.
    Até porque eu quero mesmo é fotografar os produtos para o blog e ponto.
    Faço vídeos sim, mas não videos que não precisam de foco…. não me sinto a vontade para gravar tutoriais!
    Mas enfim, adorei a resenha e esclarecimentos!

    Beijos, Elaine Fernanda
    http://mundobeaute.blogspot.com

    • Reply
      Joyce Braga
      24 de outubro de 2013 at 9:03 pm

      Que bom que ajudei vc Elaine 🙂 fiquei feliz!!!

  • Reply
    Anonymous
    24 de outubro de 2013 at 8:55 pm

    Oi Joyce! Tudo bem? Nao entendo necas de pitibiribas (ainda) de câmeras. ..tenho uma cyber shot, mas quero uma melhor p tirar fotos do meu filho (nasce próximo mês)! Vc recomenda a sony nex f3? C a lente q ela vem eh suficiente p isso? Aguardo resposta! Bjaoo

    • Reply
      Joyce Braga
      24 de outubro de 2013 at 9:04 pm

      Super recomendo a nex 🙂 e a lente que vem com ela é ótima viu! Vc vai gostar!!

    • Reply
      Anonymous
      25 de outubro de 2013 at 12:51 am

      Obrigaaaadaaaa :*****

  • Reply
    Claudineia Antunes
    18 de novembro de 2013 at 10:03 pm

    Eu tb estou doida querendo a da sony, quem tem faz a maior propaganda

    • Reply
      Joyce Braga
      22 de novembro de 2013 at 8:16 pm

      Verdade, é pq ela é realmente um ótimo investimento!

  • Reply
    Livia Lima Viana
    21 de novembro de 2013 at 11:03 pm

    Eu comprei a Nex f3 semana passada, estou louca para começar a usar!!! Amei o post!!
    BjoBjo

    • Reply
      Joyce Braga
      22 de novembro de 2013 at 8:17 pm

      Oba!!!!! Fez excelente escolha!

  • Reply
    Anonymous
    29 de novembro de 2013 at 6:58 pm

    Adorei, ja tem un nex-f3 a 8 meses e é só alegria. 3 anos de garantia e qualidade íncrivel. Único defeito lentes cara. Mas ja é possivel adaptar lentes da nikon e cannon na nex.

    • Reply
      Joyce Braga
      2 de dezembro de 2013 at 10:49 pm

      Jura? Não sabia disso, vou pesquisar sobre!

  • Reply
    Camilla Santana
    1 de dezembro de 2013 at 3:44 pm

    Eu tenho a Sony NEX F3 e gravo vídeos para o youtube, sou completamente satisfeita com ela pois tem foco automatico sem barulho, tem uma imagem muito boa e tudo mais. E ainda paguei 789 reais nela, saiu super em conta pela qualidade dessa camera.

    • Reply
      Joyce Braga
      2 de dezembro de 2013 at 10:51 pm

      Show!!! Sucesso com a sua câmera lindona!

  • Reply
    Celine Ramos
    2 de dezembro de 2013 at 8:06 pm

    Oii Joice! Comprei uma Sony Nex F3, ameeei! Ela é ótima! Só que quando gravo vídeos e transfiro pro computador ele vai sem áudio! =/
    Aconteceu com vc?? Me ajuuuuda!!!

  • Reply
    ROBERTA.COM TUDO
    16 de dezembro de 2013 at 2:50 am

    MENINA!!! Tu me ajudou pra caramba! já tinha lá minhas dúvidas a qual comprar, agora já tenho certeza. no ponto frio o site está em falta do produto, mas já solicitei pra qd tiver avisar. e esperar o natal passar vale a pena né!
    2014 entrar e começar a labuta de encontrar com preço nessa F3.
    Adorei seu blog!
    Bjins

  • Reply
    Giselle Arruda
    26 de dezembro de 2013 at 9:34 pm

    Olá Joyce, acabei de comprar essa câmera por indicação do blog da Kamaleoah e estou adorando. Ainda me adaptando aos menus pois não entendo de câmeras e estou querendo começar a gravar meus vídeos. Através de seu post pude certificar de sua qualidade. Bjs. Gi.

  • Reply
    Vanessa Terra
    3 de janeiro de 2014 at 10:21 pm

    gostei muito me ajudou pra caramba… bjjjj

  • Reply
    Gabi Lourenco
    5 de janeiro de 2014 at 3:29 am

    Tô querendo comprar a Nex f3, e tava pesquisando mais sobre a câmera e achei o teu post. Ele comprovou a minha teoria de que não preciso de uma Canon, adorei o post. Só queria que aqui na minha cidade ela estivesse esse preço ai. Aqui na loja tá R$ 1799,00 :/ Beijos

  • Reply
    mariana pinna
    15 de janeiro de 2015 at 7:12 pm

    Oi joyce,
    Sobre a camera da sony… O flash dela estoura nas fotos?? Tenho uma nikon l120 e qd tiro foto de make ela meio que estoura.. :/
    Bjos

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      20 de janeiro de 2015 at 2:35 pm

      @mariana pinna, Oi Mari! Qualquer flash, de qualquer câmera deixa a foto estourada se for usado de maneira errada. Por isso o mais recomendável na verdade é usá-lo apenas em situações extremas ou então comprar um flash externo onde você possa difundir a luz.
      Os flashes que vem nas câmeras não possuem regulagem, então fica aquela luz dura em cima do objeto fotografado.
      Tente buscar conhecimento para trabalhar com a sua câmera no modo manual (caso ela tenha esse recurso) e também sobre iluminação, seja externa ou artificial. Na internet tem muitos artigos relacionados. 😉

  • Reply
    Bruna
    28 de janeiro de 2015 at 2:59 am

    Joyce, onde você comprou a Sony Nex F3? Você tem alguma ideia de onde posso encontrar? Estou doida atrás de uma e em todas as lojas está esgotado, já até ouvi dizer que ela saiu de linha, você sabe se é verdade? Beijos

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      3 de fevereiro de 2015 at 1:05 am

      @Bruna, Oi Bruna! Eu comprei a minha no site do ponto frio, mas faz bastante tempo e ela realmente saiu de linha. A samsung lançou a NX 3000 para competir com ela. É super similar e tão boa quanto. Vale a pena a compra!
      Beijos

  • Reply
    Bruna
    28 de janeiro de 2015 at 3:01 am

    Onde você mora? Estou doida procurando uma pra comprar e não acho nem na internet, só usada. Já até me falaram que ela saiu de linha. Em que loja você achou para comprar? Beijos.

  • Reply
    Luciano Barbosa
    10 de março de 2015 at 12:52 am

    Nossa! Depois desse post fiquei empolgação com a minha nex f3!
    Sei configurar algumas coisas nela e consigo tirar umas fotos top! E o desfoque dela é bem maior que as Canon! Parabéns aí pelo blog!

  • Reply
    Luciano Barbosa
    10 de março de 2015 at 12:52 am

    Nossa! Depois desse post fiquei empolgação com a minha nex f3!
    Sei configurar algumas coisas nela e consigo tirar umas fotos top! E o desfoque dela é bem maior que as Canon! Parabéns aí pelo blog!

  • Reply
    Andressa
    24 de março de 2015 at 6:32 pm

    Amei o post Joyce me ajudou muito eu ainda penso em adquirir uma Canon T3i porém penso na Nex também! Obrigada beijinhos!

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      30 de março de 2015 at 2:26 am

      Que bom saber que foi útil 😀
      Mil beijos

  • Reply
    Helena
    3 de agosto de 2015 at 3:48 am

    Oi. Gostaria de saber o que tu acha da T5? Sou maquiadora e gostaria de fotografar minhas maquiagens

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      10 de agosto de 2015 at 3:45 pm

      Oi Helena,
      A t5 eu não testei. Só poderia te dizer a respeito da T5i.
      E aqui no blog tem post sobre ela. Dá uma olhadinha na sessão fotografia que fica no menu 😀

  • Reply
    Jaqueline Momentos
    26 de agosto de 2015 at 5:17 pm

    Suaaaaaaaa Lindaaaaaaaaaaa Muito obrigada pelo post maravilhoso ! tirou todas minhas duvidas ! se fosse adaptar a musica da frozen poderia cantar : ”Sem duvidas estou, não estou ..”” kkkk brincadeira a parte adorei me ajudou muito bjooooo grande

    • Joyce Braga
      Reply
      Joyce Braga
      21 de setembro de 2015 at 8:07 pm

      Ahahahhaahha adorei!
      Muito obrigada 😀
      Beijão

    Leave a Reply