Joyce Braga
Profissão maquiador

Como iniciar a carreira de maquiador?

Descobriu o seu talento para maquiagem, estudou, treinou e agora precisa dar os primeiros passos na profissão mas não sabe nem por onde começar? Então, respira e leia esse post que fiz exclusivamente para ajudar você!

É bem verdade que no começo, é tudo mais difícil mesmo e isso assusta um pouco. Contudo, se me permite um conselho: não dê ouvidos para a insegurança que vez ou outra vai gritar dentro de você. Em partes, é até bom pois te traz a lembrança de que o aprendizado nunca será o bastante e que mesmo sendo um profissional, serás um eterno aprendiz. Então, arregasse as mangas, coragem e fique atenta(o) à essas dicas:

Fotografe suas maquiagens
No começo, o maquiador iniciante ainda não tem clientes pagantes e não havendo clientes, como ter fotos dos trabalhos realizados? Chame suas amigas, promova um dia de beleza, procure por casamentos comunitários, crie dias de beleza em ongs ou casas de caridade. Todas essas formas servirão para você adquirir experiência profissional e  material necessário para a construção de um portfólio. Fotografe cada maquiagem que você realizar e tente fazer a captura da melhor maneira possível. Procure sempre ambientes claros. Se faltar iluminação artificial, procure sempre fazer a foto com a cliente de frente para a janela. A luz natural é gratuita, e revela cada detalhe da maquiagem. Não vou me estender muito neste assunto pois teremos post exclusivo de como fotografar suas maquiagens. Me aguardem 😀

Crie um portfólio
Já tem um material legal para divulgar? Então chegou a hora de criar o seu portfólio. Ele pode ser impresso ou online, em formato de site, blog ou apenas uma página simples em uma rede social. O importante é que você tenha fotos nítidas, em boa qualidade para que seus possíveis clientes possam conhecer o seu trabalho. O currículo de um maquiador é o seu portfólio. Tudo nesta área é visual, por isso a importância de todo profissional ter um. Não deixe de criar o seu.

Cartões de visita
Artes impressas ainda são um ótimo mecanismo de divulgação. Talvez menos eficiente que as redes sociais, no entanto, ainda é muito utilizada e válida. Procure uma gráfica ou faça você mesmo, caso você tenha conhecimento para isso. Nos cartões devem conter todos os seus contatos e links das redes sociais. A escrita precisa estar “enxuta” e clara. Onde distribuir? Amigos, amigos de amigos, salões de beleza, casas de festas, lojas de alugueis de roupas de festas, eventos, lojas de cosméticos

Esteja presente nas redes sociais
Sim, o mundo esta cada vez mais conectado. As pessoas não desgrudam um segundo do celular (inclusive você). Que tal ocupar o seu tempo, estando presente nas principais redes sociais, divulgando fotos dos seus trabalhos? Instagram, Facebook… quem sabe até blog, YouTube? Não se limite! Cada veículo de comunicação é importante e pode ser uma porta de entrada de clientes até você. Seja chata (o)! Crie uma frequência de postagens. E eu nem preciso dizer que as publicações precisam ser autorais né?

Com estes 3 primeiros passos, possivelmente você conseguirá o seu primeiro cliente pagante muito em breve. Por isso, esteja preparado!

Mantenha sua postura profissional
Esteja sempre bem arrumada (o), de forma profissional. Evite perfumes muito fortes. Uma aparência limpa é crucial. Seja discreta (o), não fale mal de outros profissionais. Seja uma pessoa simpática com seu cliente, trate-o com cuidado e atenção. Procure acima de tudo, manter a postura e o comprometimento com o trabalho a ser realizado. Um cliente satisfeito nem sempre vai recomendar o seu trabalho – mas um cliente INsatisfeito certamente falará mal de você para os amigos. Então seja sempre cordial e profissional.

Higienização, validade e organização dos seus produtos
Um maquiador responsável está sempre atento a limpeza de seus pincéis e produtos. Faça sempre a assepsia de cada item antes de chegar no local de atendimento. E uma vez que esteja no local, procure ser o mais organizado possível. Sei que nem sempre conseguimos, principalmente se não tivermos a estrutura mínima necessária para isso. Outra questão importantíssima a ser levada em conta é a validade dos produtos. Jamais utilize um produto fora da validade em um cliente. Não queira correr o risco de ser processado ou ter seu nome mal falado por aí. Lembre-se do boca a boca. Seja responsável com o seu trabalho!

Especialize-se
A busca por aprimoramento não deve morrer nunca. Continue estudando e buscando por novas técnicas. Especialize-se em um segmento e dedique seu tempo à ele. Sei que na maquiagem, há muitas vertentes e que se você é uma pessoa que gosta de criar, certamente vai perceber um mundo de possibilidades. Isso é maravilhoso! Mas pense que as vezes é melhor ser muito boa em uma única coisa do que ser mais ou menos em outras mil. Não estou falando isso para desestimular você! Se você sente que pode abraçar segmentos diferentes e dar conta igualmente de todos, vá em frente.

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply