Joyce Braga
Bate papo Variados

Bate papo: Quando a gente faz o que ama

Primeiro post de 2013 e para começar bem, pensei em conversar sobre “Prazer e satisfação no nosso trabalho” passei toda a noite pensando na melhor maneira de explorar o assunto. E a forma que encontrei, foi citando as coisas que eu tenho vivenciado até hoje em relação à profissão que escolhi.
À começar pela difícil tarefa de decidir qual caminho trilhar quando a gente se torna ” gente grande “. Honestamente falando, acredito que este seja o passo mais complicado. Eu mesma, levei muito tempo para me descobrir. Fiz faculdade em uma área nada a ver, trabalhei e em pouco tempo de ” carreira ” cansei. Cansei porque não fazia o que gostava. E quando a gente se prontifica a fazer qualquer coisa sem aquele ” Tesão “, das duas uma: Ou você cansa e parte para outra ou você se acomoda e fica frustrado carregando o fardo para o resto da vida. E ficar acomodada e sem perspectiva de nada, não combinava comigo. Então, fui à luta.

Foi difícil pra burro. Porque afinal de contas eu não era mais nenhuma menininha. Já estava na casa dos 20 e poucos. E para muitos, ainda diriam: ” Ah, você tem toda a vida pela frente! ” Mas eu sempre tive pressa. Pra tudo. O que me faz ser impulsiva na maioria das vezes, mas de um modo geral, acho até melhor ser desse jeito. Enfim.. muitos falaram que eu estava fazendo a escolha errada, muitos criticaram nas minhas costas, porque né… gente covarde tem aos montes. Do meu lado mesmo, era eu, Deus, alguns poucos amigos, poucos mesmo. E claro, minha mãe, que mesmo com o coração apreensivo, tava lá para me apoiar e segurar a minha mão. Era tudo que eu precisava.

Pois bem, larguei tudo e fui atrás do meu sonho. Engraçado dizer isso, porque até um tempo atrás eu nem pensava na maquiagem como trabalho. Mas depois de fazer o curso, já nas primeiras aulas eu descobri que aquilo ali era perfeito para mim e que eu tinha talento pra coisa. Desde então passou a ser um sonho meu. E foi por causa dele que eu larguei tudo e resolvi viver.

E pensem vocês, que coisa mais maravilhosa e ousada é a gente poder correr atrás dos nossos sonhos né? Mesmo que para isso, você precise de uma boa dose de ousadia e pulso firme para rebater os obstáculos que a vida impõe. Principalmente, quando você tem desejos altos demais. Porque nos dias de hoje, decidir viver um sonho incomoda muita gente.

Passei dias difíceis. E estou bem longe do ponto em que a gente pode relaxar. To na fase de muito trabalho, muita luta, muita vontade. E as vezes, os caminhos parecem tortuosos. Digo isso porque imagino que muita gente pense que ser maquiador é coisa pouca. Ou então há quem diga que é trabalho de muito glamour.Ora, nem uma coisa, nem outra. Pra quem pensa que maquiagem é coisa boba, fútil e mais um monte de blá blá, eu digo: Santa ignorância. E eu nem vou me estender nesse aspecto porque aí é muito pano pra manga. Só posso adiantar que é preciso ter um domínio e uma confiança sobrenatural para lidar com a coisa mais frágil das pessoas: A auto-estima. Além do que a busca por novidades e estudo é incessante. E para as pessoas que acham que é puro glamour… ah, glamour é mérito de quem paga o nosso serviço. Nosso trabalho é por trás dos bastidores. Nosso dever é preparar, e realçar a beleza do outro. Mas, é claro que, se a gente se compromete verdadeiramente com o nosso trabalho, o reconhecimento é certo. E é ele que alimenta o nosso ego, o nosso bolso.

Eu vejo por aí muito maquiador ” estrelinha ” e na verdade nem é isso tudo. Aquele que fala, fala, fala e quer aparecer, eu só vejo excesso de vaidade. Talento nenhum. Sabe humildade? Assim como em qualquer profissão, na nossa ela parece mais escassa. Eu não sei o que acontece, mas nesse meio, é tanta gente enfeitando o pavão, que quando você encontra um maquiador realmente profissional,  humilde você até se surpreende. E para esses eu tenho todo o respeito.

To aí vivendo essa loucura a 5 anos. E putz, quanta coisa já passei. Quanta piadinha, farpa e o escambau eu tive de engolir. Aliás, engulo até hoje. Mas, as coisas boas que a profissão me rende é muito maior. Nunca pensei em desistir. E eu espero viver disso até onde der e a minha saúde permitir.

A intenção desse texto é dizer para vocês que, seja qual for a profissão que escolher, que seja aquela que faz seus olhos brilharem. E caso, vocês ainda não tenham descoberto, não fiquem aflitos. Esse tipo de coisa é meio mágico, de repente, muito súbitamente você descobre. E aí chega a hora de decidir se vai ter ousadia para viver ou continuar levando aquela vidinha com cara de domingo.

lar456ge

You Might Also Like...

12 Comments

  • Reply
    Thatiane Pires Maforte
    3 de Janeiro de 2013 at 3:55 pm

    Adorei o post. Muito bom!!!! Descobri o poder da maquiagem este ano e estou encantada. Quero muito fazer um curso profissional para ter certeza se levo jeito. Caso sim, irei com tudo investir nisso! Sucesso!! Beijos 🙂

    • Reply
      Joyce Braga
      3 de Janeiro de 2013 at 5:19 pm

      Oi Thati! Faz sim, se você realmente gosta, invista em você!! 🙂
      Um grande beijo!

  • Reply
    Anonymous
    3 de Janeiro de 2013 at 4:25 pm

    O sonho de fazer o que gosta é de muitos, mas,poucos correm atrás. Eu estudo algo nada a ver comigo tbm e trabalho em lugar que tbm não tem nada a ver. Meu sonho mesmo é ser maquiadora. Gosto desse mundo de maquiagens desde criança. Mas as pessoas colocam tantas coisas nas nossas cabeças que até chego a desistir. Mas, mesmo assim, ainda tento realizar este sonho.
    Seu texto me fez acordar e a partir de agora eu não quero ouvir ninguém, eu vou correr atrás do meu sonho, como vc fez!!
    beijos

    • Reply
      Joyce Braga
      3 de Janeiro de 2013 at 5:21 pm

      Se o seu sonho é ser maquiadora, não há nada e nem ninguém que possa impedir que tente viver dele. Invista em você. Não dê ouvidos à pessoas que só porque não alcançaram seus próprios objetivos, pensem que você também não é capaz de conseguir. Persista e vá a luta 🙂
      Depois me conta o desenrolar de tudo!!!! Beijocas e boa sorte!

  • Reply
    Tacy Barbosa - Radar Mexeriqueiro
    4 de Janeiro de 2013 at 2:32 pm

    Excelente mensagem para um novo recomeço, um novo incio de ano. Mas eu fiquei curiosa? Vc fazia o q antes de mudar de vida e se tornar maquiadora? beijinhos
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/

    • Reply
      Joyce Braga
      4 de Janeiro de 2013 at 4:20 pm

      Eu fiz Psicologia e Gestão de Recursos Humanos 🙂
      Beijocas!

  • Reply
    Bruna Chociai
    9 de Janeiro de 2013 at 7:44 pm

    Joyce, querida!
    Acompanho seu trabalho faz algum tempo… é uma inspiração pra mim.
    Estou vivendo exatamente o que você escreve no texto e já tinha escrito também no seu antigo blog. Tenho quase 25 anos, sou formada em Direito numa boa universidade, pós graduada em Direito do Trabalho, advogo em um escritório… e ODEIO MUITO TUDO ISSO!
    Sou apaixonada por maquiagem há mais de 10 anos, estudo muito… e resolvi investir no que faz meus olhos brilharem. Hoje, apesar de ainda continuar no escritório (motivos familiares), sou uma maquiadora!
    Fiz curso no Instituto Embelleze e, graças ao meu talento e meu estudo incansável, já estou vendo os frutos do meu trabalho que começou oficialmente dia 01/outubro/2012.
    É tudo lindo e mágico, apesar de duro!
    Estou cheia de projetos pra esse ano e graças à Deus as coisas já estão começando a acontecer!
    Sou apaixonada por isso… não tem quem fale comigo e não diga “seu rosto se ilumina, seus olhos brilham quando você fala de maquiagem.” Isso é fantástico… fazer o que se ama é simplesmente fantástico!
    Só minha família não acha isso… Fazer o que, né?! Continuar em frente, crescendo, com orgulho de mim mesma… orgulho de, apesar de todo o medo que senti e ainda sinto, ter escolhido VIVER!
    Minha trajetória neste universo é bem parecida com a sua… você me inspira.
    Todo o sucesso do mundo pra você!
    E pros covardes de plantão, deixemos apenas nosso sorriso mais sincero por descobrir o imenso prazer que é trabalhar com o que se AMA.
    Beijos e abraços

    • Reply
      Joyce Braga
      11 de Janeiro de 2013 at 2:34 am

      Oi Bruna! Obrigada pelo carinho! Isso realmente não tem preço pra mim!
      Não dê ouvidos a nada que não seja seu coração! Continue buscando, que tudo se ajeita 🙂 e com o tempo seus familiares vão enxergando seu talento e o orgulho vem de forma natural! A gente sabe que não é fácil, mas com fé e perseverança não tem chance de dar errado! Adorei seu comentário! Volte sempre e vá me contando sobre sua carreira! Adoro essa troca! Beijocas

  • Reply
    Gi O
    12 de Janeiro de 2013 at 2:27 am

    pra te flar a verdade ja tinha visto seu trabalho te admiro dmais me formei faz pouco tem e ainda nao sei de mta coisa.Busquei informaçoes para saber mais desse mundo lindo e fantastisco que amamos tanto.Tive uma mega indicaçao de uma Blogueira conhecidissima que me disse que concordo com tudo que vc diz entao pensei putz!!! to bem pq ja admirava o trabalho dessa menina com indicaçao assim entao é otimo.O que te desejo? toda sorte e felicidade do mundo pois vc é uma guerreira e sua historia de vida é dmais. S puder fle mais da profissao dê mais dicas p gente que ta começando se puder nos ensine mais vc tem uma ótima experiencia no ramo.Eu ainda do naquela de como começar sab? Duvidas? mtasssssssssss!!!! Espero que possa contar com sua ajuda para esclarecer bjsss

    • Reply
      Joyce Braga
      12 de Janeiro de 2013 at 2:35 pm

      Quem é a blogueira conhecidíssima? Conta pra mim, porque eu fiquei curiosa rsrs!!
      Olha, nem sei como agradecer todo carinho. De verdade. Porque eu não faço e não falo nada além que não seja verdade, que eu realmente não tenha vivido, então creio que seja por isso que recebo tantas histórias de milhares de pessoas que nem me conhecem pessoalmente. Me sinto verdadeiramente honrada por sentir esse carinho e confiança. Me faltam sempre palavras, só tenho mesmo que agradecer.

      Gi, muitíssimo obrigada! Fique tranquila que semanalmente acontecerá a tag profissão maquiador, do qual falarei como começar e muitos outros tópicos sobre a profissão! Espero poder te ajudar e já sabe, no que precisar to aqui!!! Beijocasss

  • Reply
    Gi O
    12 de Janeiro de 2013 at 2:38 pm

    vc é uma linda mesmo né? me fla quem dar tanto carinho assim p pessoas desconhecidas? só vc mesmo!! Vc é uma pessoa mto humana ama as pessoas sem distinguir. E isso temos mto em comum pq eu amo o ser humano de graça!! E amo mto a profissao maravilhosa que estou entrando agora!! E já amo vc Joyce Braga!!!

    • Reply
      Joyce Braga
      12 de Janeiro de 2013 at 2:52 pm

      Linda é vc 🙂 Obrigada mil vezes por tudo!!!!!!

Leave a Reply